Skip to content

Fonte do conhecimento – Crítica da Razão Pura – Kant

by em Junho 26, 2013

Se, porém, todo o conhecimento se inicia com a experiência, isso não prova que todo ele derive da experiência. (…)
Há, pois, pelo menos, uma questão que carece de estudo mais atento e que não se resolve à primeira vista; vem a ser esta: se haverá um conhecimento, assim, independente da experiência e de todas as impressões dos sentidos. Denomina-se a priori esse conhecimento e distingue-se do empírico, cuja origem é a posteriori, ou seja, na experiência.
Esta questão expressão não é, contudo, ainda suficientemente definida para designar de um modo conveniente todo o sentido da questão apresentada.
Na verdade, costuma dizer-se de alguns conhecimentos, provenientes de fontes da experiência, que deles somos capazes ou o possuímos a priori, porque não os derivamos imediatamente da experiência, mas de uma regra geral, que todavia fomos buscar à experiência. Assim, diz-se de alguém que minou os alicerces da sua casa que podia saber a priori que ela havia de ruir, isto é, que não deveria esperar, para saber pela experiência, o real desmoronamento. Contudo, não poderia sabê-lo totalmente a priori, pois era necessário ter-lhe sido revelado anteriormente, pela experiência, que os corpos são pesados caem quando lhes é tirado o sustentáculo.
Por esta razão, designaremos doravante por juízos a priori, não aqueles que dependem desta ou daquela experiência, mas aqueles em que se verifica absoluta independência de toda e qualquer experiência. A estes opõe-se o conhecimento empírico, o qual é conhecimento, apenas possível a posteriori, isto é, através da experiência. Dos conhecimentos a priori, são puros aqueles em que nada de empírico se mistura. Assim, por exemplo, a proposição segundo a qual toda a mudança tem uma causa é uma proposição a priori, mas não é pura, porque a mudança é um conceito que só pode extrair-se da experiência.

KANT, Crítica da Razão Pura, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1985, págs. 36-37.

Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: