Skip to content

Desigualdades humanas

by em Junho 26, 2013

OS PROBLEMAS HUMANOS – DESIGUALDADES NO DESENVOLVIMENTO

O nosso planeta oferece uma multiplicidade quase infinita de recursos, desde os que encontramos à superfície, como a água, o solo e as florestas, até aos que exigem elevado investimento e tecnologia para os obtermos no subsolo.

Com o decorrer do tempo, constatamos que a desigualdade da distribuição geográfica dos recursos naturais, a forma como são ou foram utilizados, os factores históricos, culturais, sociais e tecnológicos, a diferente evolução das taxas demográficas e outros factores, como o isolamento geográfico e as condições ambientais, determinaram a existência de grandes desigualdades de desenvolvimento entre os países do mundo.

Outros factores influentes na criação e distribuição da riqueza são de natureza política que se manifestam, por exemplo, pela liberdade de escolha dos governantes pelos respectivos povos, a estabilidade política e a paz.

A preocupação com a injusta repartição da riqueza e com a falta de condições para a criar em muitas regiões do mundo, junta-se a necessidade de desenvolver uma estratégia que, em simultâneo, fomente o progresso e garanta que as decisões a tomar não impliquem o agravamento das condições ambientais, sobretudo das alterações climáticas.

Sabendo que o próprio desenvolvimento pode ser limitado pelas consequências dessas alterações, constata-se que os países menos desenvolvidos também têm menor protecção face às condições meteorológicas adversas, o que afecta, em maior grau, a sobrevivência das pessoas, muitas das quais sobrevivem com uma agricultura de subsistência e vivem em locais e em condições de risco.

A fragilidade do emprego nestas regiões e a variação das produções geram o aumento do preço dos alimentos, que toma ainda difícil a sobrevivência quotidiana, não tendo recursos para sistemas de protecção alternativos, como os seguros ou um pequeno pé-de-meia. Por exemplo, em El Salvador verificou-se que as famílias pobres gastavam mais de 9% dos seus rendimentos para reforçar as suas casas contra as inundações.

Cada um destes problemas por si só causa frequentemente o agravamento dos outros como, por exemplo, a malária que mata mais de um milhão de pessoas anualmente, afectando crianças com menos de 5 anos e deixando muitos adultos sem capacidade para trabalhar.

Para fazer face às enormes desigualdades de desenvolvimento, representantes de 189 países do Mundo reuniram-se em 2000, na ONU, com o objectivo de encontrar soluções para os problemas de desenvolvimento (Objectivos de Desenvolvimento do Milénio a atingir até 2015).

Alguns dos problemas existentes são a desigualdade de repartição de riqueza, o acesso à educação e à saúde, a mortalidade infantil, a pobreza e a desigualdade entre os sexos, em questões de direitos.

Carlos S. Almeida, José; Lourenço, João; Martins, Jorge, Área de Integração, 1ª Edição, Porto Editora, Porto, 2008, pág. 150.

Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: