Skip to content

Alterações climáticas

by em Junho 26, 2013

AMEAÇA
Alterações climáticas levarão a seca e a fome a algumas regiões e, através da subida da água do mar, inundarão outras.

África – água – estima-se que, até 2010, 75 a 250 milhões de pessoas sejam afectadas por um aumento da escassez de água devido às mudanças climáticas. A produção agrícola, sobretudo em regiões dependentes da água e da chuva, ficará seriamente comprometida, levando o espectro da fome a muitos países. Num processo mais lento, até ao final do século, a subida do nível da água do mar vai afectar regiões costeiras a baixa altitude, onde se concentram as grandes comunidades.

Ásia – doença – por volta de meados do século, regiões do centro, Sul e Sudoeste asiático sentirão uma redução no acesso à água potável. A crescente pressão sobre o ambiente, devido ao ritmo de desenvolvimento dos tecidos urbano e industrial, levará à multiplicação de ocorrências de cheias e secas. Estas condições facilitarão a ocorrência de doenças, tanto endémicas como ocasionais (por exemplo, diarreias), que implicarão um aumento da mortalidade.

Europa – degelo e seca – nos países nórdicos, o aumento das temperaturas provocará a redução das áreas cobertas por gelo e neve, conduzindo à extinção de muitas espécies. No sul, as altas temperaturas e secas – já hoje sentidas em vários países – terão tendência para agravar-se. A disponibilidade de fontes de água potável será afectada, tal como a indústria do turismo. Os incêndios florestais serão também mais frequentes. Todas as regiões costeiras ficarão ameaçadas pela subida do mar.

Américas – transformação – a subida progressiva das temperaturas levará a transformações radicais nas paisagens. Nos países da América Latina, zonas de floresta tropical serão substituídas por savanas e regiões semiáridas tornar-se-ão áridas. Na América do Norte, as regiões montanhosas serão afectadas pelo recuo dos gelos. Nas primeiras décadas do século, as colheitas irão beneficiar de subidas moderadas da temperatura, mas a prazo surgirão problemas.

Diário de Noticias, 2007-11-18
Carlos S. Almeida, José; Lourenço, João; Martins, Jorge, Área de Integração, 1ª Edição, Porto Editora, Porto, 2008, págs 143, 149 e 150.

Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: