Skip to content

Argumentação Philippe Breton

by em Dezembro 9, 2012

A argumentação possui uma história teórica sinuosa. Plenamente reconhecida como objecto de investigação desde a alvorada da civilização greco-romana, atravessa a seguir um longo período de latência relativa, entrecortada por alguns sobressaltos, até conhecer um renascimento importante na época contemporânea. O interesse pela argumentação é correlativo de um certo número de factores, alguns propriamente teóricos e outros sociológicos; todas as teorias da argumentação se desenvolvem com base em certas considerações intelectuais e num contexto social característico.

A argumentação torna-se objecto de preocupações teóricas quando se aborda também, entre outras coisas, a lógica, a comunicação e a persuasão. Todas as teorias da argumentação são elaboradas em relação com o raciocínio e a lógica. Por conseguinte, o argumento é muitas vezes definido por comparação com o raciocínio formal ou coma demonstração e, em qualquer caso, tem sempre como referência a racionalidade. (…)

As diferentes teorias da argumentação incidem sobre todas no mesmo objecto de conjunto: a operação ou o processo segundo o qual se fornecem razões para convencer um interlocutor ou um auditório, ou ainda as próprias unidades dessa operação ou desse processo, os argumentos. Além dessa matéria-prima comum, as teorias da argumentação apresentam entre si divergências importantes sobre algumas questões controversas. As principais são a definição do argumento, a sua ligação à retórica, a sua relação com a lógica e a sua incidência ética.

 

Philippe Breton, G. Gauthier, História das Teorias da Argumentação, Editorial Bizâncio, Lisboa, 2001, págs.11-14

Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: