Skip to content

Determinismo e Liberdade

by em Dezembro 3, 2011

“Supõe que estás na bicha de uma cantina e que, quando chegas às sobremesas, hesitas entre um pêssego e uma grande fatia de bolo de chocolate com uma cremosa cobertura de natas. O bolo tem bom aspecto, mas sabes que engorda. Ainda assim, tiras o bolo e come-lo com prazer. No dia seguinte vês-te ao espelho, ou pesas-te, e pensas: «quem me dera não ter comido o bolo de chocolate. Podia ter comido antes o pêssego.»

«Podia ter comido antes o pêssego» que quer isto dizer? E será verdade?

Havia pêssegos quando estavas na bicha da cantina: tiveste oportunidade de ter tirado antes um pêssego. Mas não é apenas isso que queres dizer. Queres dizer que podias ter tirado o pêssego em vez do bolo. Podias ter feito algo diferente daquilo que realmente fizeste. Antes de te teres decidido, estava em aberto se havias de tirar fruta ou bolo, e foi apenas a tua escolha que decidiu qual dos dois havias de comer.

Isto é tudo? Quando afirmas «podia ter comido antes o pêssego» queres dizer que isso dependia apenas da tua escolha? Escolheste bolo de chocolate, portante foi isso que comeste, mas se tivesses escolhido o pêssego, teria sido isso que tinhas comido.

Mas isto ainda não parece suficiente. Não queres apenas dizer que, se tivesses escolhido o pêssego, teria sido isso que tinhas comido. Quando dizes «podia ter comido antes o pêssego», também queres dizer que podias tê-lo escolhido –  não há aqui “ses” nenhuns. Mas que quer isto dizer?

(…) o que estás a dizer é que podias ter escolhido um pêssego mesmo que todas as restantes coisas fossem exactamente da mesma maneira até ao momento em que de facto escolheste bolo de chocolate. A única diferença seria a de que, em vez de pensares «não importa…» e teres pegado no bolo, terias pensado «é melhor não», e terias pegado no pêssego»

Nagel, Thomas, Que quer dizer tudo isto?, Gradiva, Lisboa, 1997, págs 46-47

From → 10º ano

Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: