Saltar para o conteúdo
Tags

Trabalho de Investigação 2ºPeríodo – 10ºano

by em Fevereiro 8, 2011

POESIA

Fernando Pessoa – Poeta e escritor português, famoso pelo seu desdobramento em heterónimos, entre os quais se encontra Alberto Caeiro. A escrita de Caeiro tem todo o seu esplendor no célebre poema O Guardador de Rebanhos.

Walt Whitman –Poeta e ensaísta norte-americano, famoso pelo seu verso livre. O poema Oh Captain, My Captain, escrito em homenagem a Abraham Lincoln, é exemplo perfeito da sua poesia.

António Gedeão – Rómulo Vasco da Gama de Carvalho. Professor de Química e Física, poeta, investigador, historiador, escritor, fotógrafo, pintor e ilustrador. Rómulo de Carvalho estuda Ciências Físico-químicas na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, as palavras ficam guardadas para quando, mais tarde, surgir alguém que dará pelo nome de António Gedeão. Em 1932,  forma-se em ciências pedagógicas na faculdade de letras do Porto seguindo a carreira de professor e pedagogo. O poema Pedra Filosofal é um dos melhores exemplos da sua obra poética.

Alexandre O’ Neill – poeta português, descendente de irlandeses e nascido em Lisboa. Autodidacta, fez os estudos liceais, frequentou a Escola Náutica (Curso de Pilotagem), trabalhou na Previdência, no ramo dos seguros, nas bibliotecas itinerantes da Fundação Gulbenkian, e foi técnico de publicidade. Durante algum tempo, publicou uma crónica semanal no Diário de Lisboa. Entre a vasta obra, deixou o poema A Gaivota, onde todo o seu estilo poético pode ser encontrado.

Florbela Espanca – poetisa portuguesa, com uma vida atribulada e repleta de sofrimentos que influenciaram os seus temas poéticos como atesta o poema Languidez.

CONTO

Leo Tolstói – considerado um dos maiores escritores russos. Os seus textos retractam a sociedade russa do século XIX, de que Polikuchka, o Enforcado é bom exemplo. Narra a história de Polikuchka, homem de má reputação, frequentemente apanhado a roubar, até à sua morte por enforcamento.

Jorge Luís Borges – A presença de elementos simbólicos e fantásticos é marcante neste escritor argentino. Em O Outro, Borges encontra-se consigo mesmo, mas mais jovem, sendo este o mote para o diálogo e a reflexão.

Sofia Mello Breyner – Poetisa e contista portuguesa, nasceu no Porto. De origem dinamarquesa por parte do pai. Frequentou o curso de Filologia Clássica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em consonância com o seu fascínio pelo mundo grego. Teve uma intervenção política empenhada, opondo-se ao regime salazarista (foi co-fundadora da Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos) e também, após o 25 de Abril, como deputada. Presidiu ao Centro Nacional de Cultura e à Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Escritores. O conto A Menina do Mar demonstra a faceta humana e o imaginário desta escritora.

Mário Sá-Carneiro – Escritor português, natural de Lisboa. A mãe morreu quando Sá-Carneiro tinha apenas dois anos e, em 1894, o pai iniciou uma vida de viagens, deixando o filho com os avós e uma ama na Quinta da Victória, em Camarate. Em 1900, entrou no liceu do Carmo, começando, então, a escrever poesia. Legou um dos mais fantásticos contos da história da literatura portuguesa: A Confissão de Lúcio.

Edgar Allan Poe – foi escritor, poeta, romancista, crítico literário e editor nos E.U.A. É considerado um dos precursores da literatura de ficção científica e fantástica. As suas obras marcam o início da verdadeira literatura norte-americana. O conto Gato Preto é elucidativo da sua imaginação e qualidade literária.

PINTURA

Leonardo Da Vinci –  foi uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquitecto, botânico, poeta e músico. É ainda conhecido como o precursor da aviação e da balística. Foi descrito como o arquétipo do homem do Renascimento, alguém cuja curiosidade insaciável era igualada apenas pela sua capacidade de invenção. É considerado um dos maiores pintores de todos os tempos e possivelmente a pessoa dotada de talentos mais diversos. O seu quadro mais famoso, La Gioconda (também conhecido como Mona Lisa), tem atraído a atenção de milhares de curiosos ao longo da história (podes ver o quadro aqui).

Vincent Willem van Gogh – foi um pintor pós-impressionista neerlandês, considerado um dos maiores de todos os tempos. Van Gogh é considerado um dos pioneiros na ligação das tendências impressionistas com as aspirações modernistas, sendo a sua influência reconhecida em variadas frentes da arte do século XIX, como por exemplo o expressionismo e o abstraccionismo. No quadro A Noite Estrelada evidencia todo o seu génio artístico (podes ver aqui a pintura).

Pablo Picasso – foi um pintor, escultor, poeta e desenhador espanhol. Um dos mestres da arte do século XX. É considerado um dos artistas mais famosos e versáteis de todo o mundo, tendo criado milhares de trabalhos, não somente pinturas, mas também esculturas e cerâmica, usando todos os tipos de materiais. Também conhecido como o co-fundador do Cubismo, junto com Georges Braque. Em Guernica demonstra o seu talento, não apenas como pintor, mas também como humanista (encontras o quadro aqui).

MÚSICA

J. S. Bach – foi compositor, cantor, maestro, professor, organista, cravista e violinista da Alemanha. Nascido numa família de longa tradição musical, cedo mostrou possuir talento e logo se tornou um músico completo. Estudante incansável, adquiriu um vasto conhecimento da música europeia da sua época e das gerações anteriores. Repertório de músiva contrapontística germânica como base do seu estilo. Entre as suas mais famosas obras encontra-se Goldberg Variations (que podes escutar aqui).

W. A. Mozart – compositor austríaco do período clássico. Dotado de uma habilidade musical prodigiosa desde a sua infância, começou a compor aos cinco anos de idade. O seu Requiem é, não só uma das mais famosas obras, como também uma das mais belas (podes escutar aqui).

L. Beethoven – compositor alemão, do período de transição entre o classicismo (séc XVIII) e o Romantismo (séc XIX). É considerado um dos pilares da música ocidental, pelo incontestável desenvolvimento, tanto da linguagem, como do conteúdo musical demonstrado nas suas obras, permanecendo como um dos compositores mais respeitados e mais influentes de todos os tempos. Como exemplo da sua genialidade artística, sugere-se Egmont Overture (que podes ouvir aqui).

Dmitri Shostakovitch – foi compositor russo e um dos mais célebres compositores do século XX. A sua música foi oficialmente denunciada duas vezes, em 1936 e 1948, e foi periodicamente banida, no entanto, os seus trabalhos eram populares e bem recebidos pelo público. Numa obra imensamente rica, destaca-se Symphony No. 5 (que podes encontrar aqui).

FOTOGRAFIA

Sebastião Salgado – fotógrafo brasileiro reconhecido mundialmente pelo seu estilo único de fotografar. Um dos mais respeitados fotojornalistas da actualidade. Nomeado como representante especial da UNICEF em 3 de Abril de 2001, dedicou-se a fazer crónicas sobre a vida das pessoas excluídas. Entre o seu espólio destacamos a fotografia Exôdo (que podes ver aqui).

Henri Cartier Bresson – foi um dos mais importantes fotógrafos do séc. XX, considerado por muitos como o pai do fotojornalismo. Descobriu verdadeiramente a fotografia pela inspiração de uma fotografia do húngaro Martin Munkacsi, publicada na revista Photographies (1931), que mostra três rapazes negros a correr em direcção ao mar, no Congo. Entre as várias e relevantes fotos que deixou, salienta-se Rue Mouffetard (que encontras aqui).

Peter Lik – fotógrafo de lugares incríveis. Frequentemente descrito como o mais importante fotógrafo vivo de paisagens. Aborda a natureza de forma completamente diferente, procurando a imagem perfeita. Entre as muitas e fantásticas fotos deste autor, destaca-se Majestic (que podes ver aqui).

ARQUITECTURA

Siza Vieira – mais conceituado e premiado arquitecto contemporâneo português. Criou verdadeiros marcos na história da arquitectura portuguesa e internacional, influenciando muitas gerações de arquitectos. Uma das suas mais famosas criações é o Pavilhão de Portugal (que podes ver aqui).

Frank Owen Gehry – vencedor do prémio Pritzker Prize e nobel da arquitectura. Conhecido pelo seu design arrojado repleto de estruturas curvas, geralmente em metal. Seus projectos implantados em diferentes cidades do mundo tornaram-se atracções turísticas e incluem residências, museus e sedes de empresas. Famoso por inúmeras obras, destaca-se, no entanto, o Museu Guggenheim de Bilbao (que podes ver aqui).

Óscar Niemeyer – arquitecto brasileiro, considerado um dos nomes mais influentes na arquitectura moderna internacional. Foi pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do cimento armado. Os seus trabalhos mais conhecidos são os edifícios públicos que desenhou para a cidade de Brasília, destacando-se o Congresso Nacional (que encontras aqui).

Rem Koolhaas – arquitecto e teórico da arquitectura neerlandês, professor de arquitectura e desenho urbano na Universidade de Harvard. Fundou a OMA – Office for Metropolitan Architecture. A Casa da Música, no Porto, é uma das suas mais famosas criações (podes ver aqui).

Frank Lloyd Wright – arquitecto, escritor e educador norte americano. Um dos conceitos centrais na sua obra é o de que o projecto deve ser individual, de acordo com sua localização e finalidade. No início de sua carreira, trabalhou com Louis Sullivan, um dos pioneiros em arranha-céus da Escola de Chicago. Responsável por mais de mil projectos, dos quais mais de quinhentos construídos é considerado um dos arquitectos mais importantes do século XX. A Casa da Cascata é a sua principal criação (encontras aqui).

25 comentários
  1. Rui permalink

    Leonardo da Vinci

  2. Renata Pinto permalink

    A minha escolha para o trabalho de investigação do 2º Período é Fernando Pessoa.
    Renata Pinto 10º A nº24

  3. Miguel Silva nº18 permalink

    A minha escolha do trabalho de investigaçao é Alexandre O’neill – Miguel Silva 10ºA nº18

  4. DanielaPinto permalink

    A minha escolha para o trabalho é Pablo Picasso. Nº6/10ºA

  5. Escolho Frank Wright (Arquitetura)

    10ºA Nº3

  6. Mónica Sousa permalink

    A minha escolha para o trabalho é Sophia de Mello Breyner.

    10ºA Nº19

  7. Miguel Oliveira permalink

    A minha escolha e J. S. Bach

  8. Pedro Mendes permalink

    A minha escolha é Edgar Allan Poe

  9. Tiago Neto permalink

    A minha escolha é Florbela Espanca

  10. José Rocha permalink

    A minha escolha é Mozart – José Rocha 10ºA Nº14

  11. Catarina Moreira permalink

    A minha escolha é Vincent Willem van Gogh

  12. Jose Fiuza 10ºA nº12 permalink

    Walt Whitman

  13. Daniela Filipa permalink

    Eu quero ficar com o beethoven

  14. Cláudia Moreira permalink

    A minha escolha é Sebastião Salgado

  15. A minha escolha do trabalho de investigaçao é Dmitri Shostakovitch – Renata Sousa nº28 10ºA

  16. Tiago Branco permalink

    Peter Lik

  17. Raul nº23 10ºA permalink

    escolho Frank Owen Gehry.

  18. Ana Sofia nº2 10ºA permalink

    eu fico com o Mário Sá-Carneiro

  19. Liliana Santos permalink

    Henri Cartier Bresson

  20. Ana Madalena permalink

    Leo Tolstói

  21. Emilia Madalena permalink

    Rem Koolhaas

  22. David Trigueira permalink

    Óscar Niemeyer

  23. Joana Andrade permalink

    olá *-*
    eu escolho a categoria FOTOGRAFIA 🙂
    – Peter Lik
    obrigada , Joana Andrade

  24. Hilária Costa permalink

    a minha escolha é Jose Luis Borges. 10ºA

  25. José Mendes nº13 permalink

    escolho o António Gedeão

Deixe um comentário