Skip to content

Trabalho Investigação 2º Período – 11ºano

by em Janeiro 21, 2011

Talcott Parsons – Nasceu em Munique, mas ficou conhecido pelo trabalho desenvolvido nos EUA, tendo-se afirmado como um dos mais conhecidos sociólogos, principalmente pela analise que propôs sobre a sociedade. Os seus principais contributos sociológicos estão compendiados no Funcionalismo Estrutural, embora o autor não se reduza a apenas essa perspectiva. Este Funcionalismo Estrutural congrega todas as ciências sociais, sendo evidente a preocupação por uma visão global sobre o todo societário.

Charles Wright Mills – Sociólogo Norte-Americano, conhecido sobretudo pelo livro A Imaginação Sociológica, onde apela para a necessidade de utilização da imaginação e da criatividade no exercício sociológico. Procurou tornar a sociologia acessível ao grande público e não apenas algo eminentemente intelectualizado. Inspirado por Max Weber, não deixou de reflectir sobre as limitações que a sociedade coloca ao ser humano, criticando tanto o capitalismo como o socialismo.

William Julius Wilson – Sociólogo Norte-Americano, docente em Harvard. Teórico contemporâneo do conflito. A este autor associa-se a análise da “sub-classe”. As suas primeiras obras são dedicadas ao estudo do racismo. Foi agraciado com o prémio Talcott Parsons em Ciências Sociais pela Academia Americana de Artes e Ciências em 2003. Wilson é membro de inúmeras instituições nacionais e comissões, e foi Presidente da Direcção do Centro de Estudos Avançados em Ciências Comportamentais e do Russell Sage Foundation.

Robert Ezra Park – Sociólogo Norte-Americano, fundador da Escola de Chicago. Dedicou-se ao estudo das questões raciais e urbanas, tendo a sua investigação um forte impacto no desenvolvimento da teoria da assimilação, pertinente na problemática que envolvia a emigração nos EUA.

Claude Lévi-Strauss – Antropólogo Francês, fundador da Antropologia Estruturalista, perspectiva que assinala a importância das narrativas mitológicas na análise social de um povo. Fez vários estudos de campo, tendo observado diversos povos indígenas do Brasil, estudando a sua organização social e os seus costumes. Estas expedições resultaram no seu mais famoso livro Tristes Trópicos que, no entanto, não deixa de conter uma reflexão bastante eurocêntrica.

Bronislaw Malinowski – Antropólogo polaco, considerado a figura de proa da Antropologia Social, que tem por objectivo o estudo do homem e das sociedades humanas a partir da sua vertente cultural. Analisando, principalmente, a linguagem, intenta a caracteriza do Homem. Desenvolveu ainda um novo método de investigação de campo, aplicado no estudo de povoações indígenas da Austrália.

Clifford Geertz – Antropólogo Norte-Americano, fundador da Antropologia Hermenêutica (ou Interpretativa), decorrente do trabalho de investigação de campo efectuado na Indonésia e Marrocos. Alertou para o perigo do etnocentrismo no estudo antropológico. Além dos elementos tradicionais estudados pela antropologia, inseriu a necessidade de se atender a um novo elemento: o Tempo, que possibilitaria uma visão mais completa e fidedigna da evolução de uma sociedade.

Muhammad Yunus – Economista laureado com o Prémio Nobel da Paz em 2006. Nasceu no Bangladesh e fundou um banco com o objectivo de acabar com a pobreza através da disponibilização do microcrédito. Realça a impossibilidade de se alcançar a paz enquanto persistir a pobreza. O microcrédito tem por base a constatação do esforço do ser humano por, mesmo na maior das pobrezas, procurar uma saída da sua situação. Desta forma, o microcrédito intenta incentivar os instintos que o humano utiliza para (tentar) sair das situações problemáticas a que a vida condena.

John F. Nash – Economista Norte-Americano, vencedor do Prémio Nobel da Economia em 1994 devido ao seu trabalho sobre a Teoria dos Jogos, um ramo da matemática que estuda situações estratégicas onde os jogadores escolhem diferentes acções na tentativa de melhorar o seu retorno. Esta teoria teve enormes repercussões, desde a estratégia nuclear até aos avanços na inteligência artificial, cibernética e computação. Nash teve a sua vida retratada num filme de Hollywood intitulado Uma Mente Brilhante.

Amartya Sen – Economista indiano, vencedor do Prémio Nobel da Economia em 1998 pelos contributos para a teoria da decisão social e do welfare state (Estado Providência), uma organização política e económica que coloca o estado como agente da promoção social e organizador da economia. Alertou para o facto de o desenvolvimento de um país estar essencialmente ligado às oportunidades que oferece à população de fazer as suas próprias escolhas.

João Magueijo – Cientista físico português que propôs uma releitura de Einstein, questionando um dos pilares da Física Moderna, a premissa mais básica da Teoria da Relatividade: a de que a velocidade da luz no vácuo é sempre constante.

Charles Kao – Físico Chinês, vencedor do Prémio Nobel da Física em 2009 pelo trabalho desenvolvido na óptica de fibras de vidro. Foi pioneiro da transmissão de dados em forma de sinais de luz, ressalvando que a perda de informação informática não se deve a problemas electrónicos, mas a impurezas nas fibras de vidro.

John C. Mather – Astrofísico e cosmólogo Norte-Americano, vencedor do Prémio Nobel da Física em 2006, pela descoberta da forma de corpos negros e da anisotropia da radiação cósmica de fundo, trabalho relevante para o aprofundamento da teoria do Big Bang. Trabalha, actualmente, para a Agência Espacial Americana (NASA).

Fred Hoyle – Astrónomo e cosmólogo britânico. Apoiou a teoria do Universo Estacionário, rejeitando a teoria do Big Bang. A teoria do Universo Estacionário propõe a ideia de que o universo é eterno e essencialmente imutável, apesar das galáxias se afastarem uma das outras. Esta concepção criacionista do universo é a mais séria e credível alternativa à teoria do Big Bang.

Albert Einstein – Físico teórico alemão, conhecido, sobretudo, pelo desenvolvimento da Teoria da Relatividade. Laureado com o Prémio Nobel da Física em 1921 pela explicação do efeito fotoeléctrico. O seu trabalho conduziu ao desenvolvimento da energia atómica.

Stephen Hawking – Um dos mais conceituados físicos teóricos e cosmólogo. Nasceu em Oxford (Inglaterra) e foi professor em Cambridge da disciplina leccionada originalmente por Isaac Newton. Os principais campos da sua pesquisa são a cosmologia teórica e a gravidade quântica, embora tenha também reflectido, entre outros assuntos, sobre o lugar de Deus no Universo, o Big Bang, os Wormholes (Buracos de Minhoca). Contribuiu ainda para a formulação de muitos teoremas de singularidade, teoremas que permitiram avançar a hipótese de existência de uma singularidade no espaço-tempo. Além disso, avançou ainda as quatro leis da mecânica de buraco negro. A radiação emitida pelos buracos negros tem o seu nome, assim como um asteróide.

Rachel Carson – Zoóloga e bióloga Norte-Americana. O seu trabalho impulsionou o movimento global sobre o ambiente, levando a uma inversão das politicas americanas sobre a utilização de pesticidas.

Richard Dawkins – Zoólogo e biólogo britânico, conhecido principalmente pela sua visão evolucionista centrada no gene. Apresentou ainda uma reflexão sobre o efeito fenotípico, apontando a influência deste, não apenas ao corpo orgânico, como também ao ambiente em que este viva. É ainda conhecido pela defesa e promoção de correntes ateias, cépticas e humanistas, sendo um participante activo da reflexão em torno da existência de Deus.

Jane Goodall – Primatóloga, etóloga e antropóloga britânica. Estudou a vida social e familiar dos chimpanzés em Gombe, Tanzânia, ao longo de 40 anos. Os seus estudos contribuíram para o avanço dos conhecimentos sobre a aprendizagem social, o raciocínio e a cultura dos chimpanzés selvagens. É mensageira da paz das Nações Unidas e fundou o Jane Goodall Institute. O seu trabalho é reconhecido e já foi homenageada em muitas ocasiões com honrarias académicas diversas e prémios científicos. Jane Goodall tem recebido muitas honras pelo seu trabalho ambiental e humanitário. Foi nomeada para Dame (Título equivalente ao de  Sir), em 2004.

Stephen Jay Gould – Paleontólogo e biólogo norte-americano, é sobretudo conhecido como um divulgador científico. Contribuiu para o desenvolvimento da teoria do equilíbrio pontuado que afirma que as mudanças evolucionárias ocorrem de forma acelerada em períodos curtos em populações isoladas, derrubando um princípio essencial do neodarwinismo (graduação das mudanças evolucionarias).

Kim Eric Drexler – Cientista e nanotecnólogo Norte-Americano, pioneiro na hipótese teórica sobre a possibilidade de reproduzir mecanicamente a actividade biológica celular, isto é, a engenharia molecular. Introduziu o termo nanotecnologia para expressar uma nova tecnologia baseada em máquinas de tamanho nanométrico que manipulariam os átomos.

20 comentários
  1. Eliana Moreira permalink

    Eliana- Fred Hoyle

  2. Cátia Marques permalink

    Cátia Marques- Charles Wright Mills

  3. Érica Moura permalink

    Érica Moura – Jane Goodall

  4. Vitor Silva permalink

    Albert einstein

  5. Ricardo Ferreira permalink

    Muhammad Yunus

  6. Cristiana Moreira permalink

    Stephen Hawking

  7. Diana Barros permalink

    Amartya Sen

  8. João Silva permalink

    Claude Lévi-Strauss

  9. Ricardo Raúl permalink

    John F. Nash

  10. Eduardo Rocha permalink

    Rachel Carson

  11. Cátia Barbosa permalink

    Charles Kao

  12. Rafaela permalink

    João Magueijo

  13. Bárbara Sousa permalink

    Richard Dawkins

  14. Sandra Oliveira permalink

    Talcott Parsons

  15. patricia silva permalink

    Kim Eric Drexler

  16. Joana Ferreira permalink

    Joana – Robert Ezra Park

  17. Paulo Barbosa permalink

    Clifford Geertz

  18. Pedro Santos permalink

    Stephen Jay Gould

  19. PedroCoelho permalink

    Bronislaw Malinowski

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: